Journal Articles 2008(2 publications) [publication]Gomes, A. and Areias, C. and Henriques, J.G. and Antonio Jose Mendes , "Aprendizagem de programaçãode computadores: dificuldades e ferramentas desuporte", Revista Portuguesa de Pedagogia, vol. 42, pp. 161-179, 2008 [citation][year=2015]Francisco, Rodrigo Elias e Ambrosio, Ana Paula. Mining an Online Judge System to Sup-port Introductory Computer Programming Teaching. Workshops Proceedings of EDM 2015 8th International Conference on Educational Data Mining, EDM 2015, Madrid, Spain, Junho 26-29, 2015. [citation][year=2010]Esteves, M., Fonseca, B., Morgado, L. e Martins, P., Improving teaching and learning of computer programming through the use of the Second Life virtual world. British Journal of Educational Technology, no. doi: 10.1111/j.1467-8535.2010.01056.x, 2010 [citation][year=2009]Esteves, M., Fonseca, B., Morgado, L. e Martins, P., Using Second Life for Problem Based Learning in Computer Science Programming. Journal of Virtual Worlds Research, 2(1), Abril de 2009. [publication]Gomes, A. and Henriques, J.G. and Antonio Jose Mendes , "Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores", Educação, Formação & Tecnologias, vol. 1, pp. 93-103, 2008 [citation][year=2015]Moreira, F., Ferreira, M., Profile-oriented algorithms teaching: A proposed methodology, Proceedings of 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Junho de 2015. [citation][year=2015]Sarmento, H., Reis, C., Zaramell, V., Almeida, L, Tacla, C., Supporting the development of computational thinking: A robotic platform controlled by smartphone. Second International Conference Learning and Collaboration Technologies, Los Angeles, Agosto, 2015. [citation][year=2015]Souza, M., Moreira, J., Integrando Jogos de Lógica Matemática no Ensino de Algoritmos: Relatos de Experimentos, Revista de Ciência e Tecnologia, 1 (1), 2015. [citation][year=2015]Silva, A., Sá, E., Teixeira, J., Especificando Objeto de Aprendizagem para Raspberry Pi usando Design Instrucional, Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem 2015. [citation][year=2015]Santos, A., Gorgonia, A., Lucena, A., Gorgonia, F., A Importa?ncia do Fator Motivacional no Processo Ensino- Aprendizagem de Algoritmos e Lo?gica de Programac?a?o para Alunos Repetentes, Anais da 23ª Workshop de Educação em Informática, Recife, Brasil. [citation][year=2015]Campos, A., Gardiman, R., Madeira, C., Uma ferramenta gamificada de apoio à disciplina introdutória de programação, Workshop sobre Educação em Computação, Julho 2015. [citation][year=2014]Costa, J., Using a scenario-based learning with robots to increase the programming interest. In Proceedings of the Second International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, pp. 133-138, Salamanca, Espanha, Outubro de 2014. [citation][year=2014]Zanetti, H., Uso de semiótica e análise de normas em práticas de ensino de Programação de Computadores utilizando Robótica Pedagógica. Revista Electrónica de Tecnologia e Cultura, 14, Abril de 2014. [citation][year=2014]Grosso, M., Introdução à inteligência artificial com recurso à programação visual, Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Universidade de Lisboa. [citation][year=2014]Costa, E., Ambientes virtuais no ensino de sistemas operativos cliente/servidor : um estudo de caso no ensino profissional, Dissertação de Mestrado, UCP [citation][year=2014]Lucena, J., Frozza, A., LO?GICA E ROBO?TICA, V FICE – Feira de Iniciac?a?o Cientifica e de Extensa?o do Instituto Federal Catarinense. [citation][year=2014]Souza, M., França, C., Lins, W., Ferramentas de apoio ao aprendizado de programac?a?o na FAFICA, XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014. [citation][year=2014]Fernandes, S. Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT, Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Universidade de Lisboa. [citation][year=2013]Ferreira, S., A robótica educativa no ensino-aprendizagem de estruturas de seleção. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013. [citation][year=2013]Celestino, H., Aprendizagem de estruturas de controlo com recurso à robótica educativa. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013. [citation][year=2013]Rodrigues, R., Morais, L., Dantas, S., Filho, J., Abilio, C. e Suarez, P., Ensino de Algoritmos e linguagem de programação no ensino médio: um relato de experiência. In Actas da XXI Workshop sobre Educação em Computação, Maceió, Brasil, Julho de 2013. [citation][year=2013]Marques, M., O ensino da programação no desenvolvimento de jogos através do ambiente Scratch. Relatório de estágio do Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Minho, Outubro de 2013. [citation][year=2013]Rodrigues, L., Conceção de Recursos Educativos Digitais como estratégia de promoção de aprendizagens no ensino profissional. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Lisboa, 2013. [citation][year=2012]Gomes, G., Martinho, J., Bernardo, M., Matos, F. e Abrantes, P., Dificuldades de aprendizagem de programação no ensino profissional – perspectiva dos alunos. Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação, pp. 438 – 448, Lisboa, Novembro de 2012. [citation][year=2012]Gomes, G. e Abrantes, P., A robótica educativa no ensino da programação. Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação, pp. 2039 – 2055, Lisboa, Novembro de 2012. [citation][year=2012]Oliveira, D., Ferreira, S., Celestino, H., Ferreira, S. e Abrantes, P., Uma proposta de ensino-aprendizagem de programação utilizando robótica educativa e storytelling. Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação, pp. 2567 – 2576, Lisboa, Novembro de 2012. [citation][year=2012]Matos, F., Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012. [citation][year=2012]Costa, J., A robótica educativa na aprendizagem da programação. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012. [citation][year=2012]Gonçalves, F., Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012. [citation][year=2012]Farias, M., Júnior, G. E Andrade, E., Umestudo preliminar sobre as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas básicas de programaçãoo no IFS Campus Lagarto. In Actas do VI Colóquio Internacional Educação e Comtemporaneidade, São Cristovão, Brasil, Setembro de 2012. [citation][year=2011]Iepsen, E., Bercht, M. e Reategui, E., Detectando o estado afectivo frustração do aluno na realização de algoritmos. In Actas da 6ª Conferência Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologias para la Educación, Montevideu, Uruguai, Outubro de 2011. [citation][year=2010]Bini, E., Ensino de programação com ênfase na solução de problemas. Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, 2010. [citation][year=2010]Hernandez, C., Silva, L., Segura, R., Schimiguel, J., Ledón, M., Bezerra, L. e Silveira, I., Teaching Programming Principles through a Game Engine. CLEI Electronic Journal, 13(2), Agosto de 2010. [citation][year=2009]Souto, A. e Duduchi, M., Um processo de avaliação baseado em ferramenta computadorizada para o apoio ao ensino de programação de computadores. In Actas do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação " XVII Workshop sobre Educação em Informática, pp. 611-618, Bento Gonçalves, Brasil, Julho de 2009. [citation][year=2009]Mota, M. Brito, S., Moreira, M. e Favero, E., Ambiente Integrado à Plataforma Moodle para Apoio ao Desenvolvimento das Habilidades Iniciais de Programação. In Actas do XX Simpósio Brasileiro de Informática Educativa " SBIE, Florianopolis, Brasil, Novembro de 2009 [citation][year=2009]Souza, C., VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação. Revista TECCEN, 2(2). Setembro de 2009. [citation][year=2008]Souto, A., Um processo de apoio ao processo de ensino de programação de computadores baseado em ferramenta computorizada. Dissertação de Mestrado, Centro Estadual Paula Souza, Brasil, Dezembro de 2008. Conference Articles 2008(2 publications) [publication]Pacheco, A.I.N.d.B.d.A. and Gomes, A. and Henriques, J.G. and Ana Maria de Almeida and Antonio Jose Mendes , "Mathematics and Programming: Some studies", in International Conference on Computer Systems and Technologies - CompSysTech08, vol. 374, 2008 [citation][year=2017]R. Matthews, Hew Sh., A. C. Koo. Empirical Study of Multimedia Learning Object to Enhance Introductory Programming Learning. Proceedings of the 2017 International Conference on Information Technology, Pages 212-217 , 2017. doi:10.1145/3176653.3176691 [citation][year=2015]B Love, A Hodge, C Corritore, DC Ernst. Inquiry-Based Learning and the Flipped Classroom Model PRIMUS, 2015 pages 745-762 [citation][year=2015]Reginamary Matthewsa, Hew Soon Hinb, Koo Ah Chooc. Practical use of review question and content object as advanced organizer for computer programming lessons. Procedia - Social and Behavioral Sciences 172 (2015), pp. 215 – 222. [citation][year=2015]Qahmash, A., Joy, M., Boddison, A., To What Extent Mathematics Correlates With Programming: Statistical Analysis, Proceedings of the International Conference on Computer Science Education Innovation & Technology (CSEIT), pp. 69-73, Singapore. [citation][year=2013]Riaza Mohd Rias, Halimah B. Zaman, "Individual Differences in Multimedia Learning: An Application in a Computer Science Domain", Int. J. on Recent Trends in Engineering and Technology, Vol. 8, No. 1, Jan 2013 [citation][year=2013]RM Rias, HB Zaman, Understanding the role of prior knowledge in a multimedia learning application. Australasian Journal of Educational Technology, 29(4):537-548 , 2013 [citation][year=2012]Ojanpera, T., Enhancing student motivation by means os software programming projects. In Proceedings of the International Conference on Engineering Education, pp. 245-251, Turku, Finlandia, Julho de 2012. [citation][year=2011]Le, N. e Pinkwart, N., INCOM: a web-based homework coaching system for logic programming. In Proceedings of the IADIS International Conference Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, Rio de Janeiro, Brasil, Novembro de 2011. [citation][year=2011]Urboniene, J. e Juskeviviene, A., Web 2.0 technologiju adaptuojamumo programavimo mokymui galimybiu tyrimas. In Proceedings of Republic Scientific Practical Conference, Lituania, pp. 161-170, Março de 2011. [citation][year=2011]Kordaki, M. e Siempos, H., A collaborative and adaptive design pattern of the Jigsaw method within learning design-based e-learning systems. In Daradoumis, T., Caballé, S., Juan, A. e Xhafa, F. (eds.) Technology-Enhanced Systems and Tools for Collaborative Learning Scaffolding, pp. 239-255, Springer, 2011. [citation][year=2010]Theodorou, C. e Kordaki, M., Super Mario: A collaborative game for the learning of variables in programming. International Journal of Academic Research, 2(4), pp. 111-118, Julho de 2010. [citation][year=2010]Kordaki, M., A drawing and multi-representational computer environment for beginners' learning of programming using C: Design and pilot formative evaluation. Computers & Education, 54 (1), Janeiro de 2010. [citation][year=2009]Matthews, R., Hin, H. e Choo, K., Multimedia learning object to build cognitive understanding in learning introductory programming. In Proceedings of the 7th International Conference on Advances in Mobile Computing and Multimedia, pp. 396-400, Kuala Lumpur, Malásia, Dezembro de 2009. [publication]Pacheco, A.I.N.d.B.d.A. and Gomes, A. and Henriques, J.G. and Ana Maria de Almeida and Antonio Jose Mendes , "A study on basic mathematics knowledge for the enhancement of programming learning skills", in Informatics Education Europe III - IEEIII08, 2008 [citation][year=2010]”Studies and proposals about initial programming learning”, A. Gomes e A.J. Mendes, Proceedings IEEE Frontiers in Education Conference, pp. S3F-1–S3F-6, 2010. [citation][year=2010]”A study on student performance in first year CS courses”, A. Gomes e A.J. Mendes, Proceedings of the fifteenth annual conference on Innovation and technology in compu- ter science education, ACM, Ankara, Turquia, pp. 113–117, 2010. [citation][year=2010]Anabela Jesus Gomes and António José Mendes. 2010. A study on student performance in first year CS courses. In Proceedings of the fifteenth annual conference on Innovation and technology in computer science education (ITiCSE '10). ACM, New York, NY, USA, 113-117. DOI=10.1145/1822090.1822123 http://doi.acm.org/10.1145/1822090.1822123