CISUC

CISUC researcher Hugo Oliveira wins best PhD Thesis award

Publication Date: 2014-07-15 11:05:51



PROPOR 2014

O investigador da Universidade de Coimbra Hugo Gonçalo Oliveira venceu o prémio de Melhor Tese de Doutoramento pelo desenvolvimento de uma WordNet, um género de dicionário próprio para ser utilizado por computadores.

Este galardão foi atribuído ao português no âmbito da 11ª International Conference on Computacional Processing of Portuguese (PROPOR 2014), que terá lugar entre seis e oito de outubro deste ano na Universidade de São Carlos, São Paulo Brasil.

Em termos gerais, o trabalho distinguido pela PROPOR 2014, que é o principal evento internacional na área do processamento computacional em Portugal, dá aos computadores uma maior capacidade para o entendimento da Língua Portuguesa.

Assim, o WordNet é “uma base de dados lexical que organiza as palavras de acordo com os seus possíveis sentidos e que estão para as máquinas como os dicionários estão para os seres humanos. Serve para o computador compreender o que está escrito, no caso em português”, explicou o investigador Hugo Gonçalo Oliveira.

O português acrescentou que a Onto.PT, nome com o qual batizou a ferramenta que desenvolveu, vem colmatar as limitações das WordNets existentes ao nível da disponibilidade, do método de construção e da cobertura. Desta forma, a Onto.PT emerge como um programa de criação gratuita, de amplas dimensões e gerada de forma automática.

Paulo Gomes, orientador deste projeto e docente do Departamento de Engenharia Informática da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, afirmou que as ferramentas desta natureza atuam como potenciadores da capacidade de compreensão da Língua Portuguesa dos computadores, “o que poderá ter impacto no desenvolvimento de melhores sistemas de pesquisa inteligente, de ajuda à escrita, ou de tradução automática, entre outros”.