Open Positions
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação
A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto NanoSen-AQM - “Desenvolvimento e validação no terreno de um sistema de nano-sensores de baixo consumo e baixo custo para a monitorização em tempo real da qualidade do ar ambiente”, com a referência SOE2/P1/E0569, cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e da União Europeia, com as seguintes características:
N.º de bolsas: 1
Tipo de Atividade: No decorrer da bolsa pretende-se efetuar o desenvolvimento de módulos que irão integrar o sistema computacional distribuído e que serão responsáveis pelo pré-processamento dos dados recolhidos pelos sensores em tempo real e pela análise inteligente desses dados tendo em vista a geração de modelos que contribuam para a caracterização da qualidade do ar e a tomada de decisão em caso de ocorrência de situações anormais de poluição.
Os módulos serão desenvolvidos com base em metodologias que promovam a realização das tarefas de forma automática e inteligente. O teste e validação dos módulos serão efetuados em sistemas laboratoriais e em cenários reais.
Financiamento: Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e da União Europeia.
Destinatários da (s) bolsa (s): Mestres em Engenharia Informática, Eletrotécnica, Biomédica, Química, Ambiente ou em áreas afins..
Local de realização da (s) Bolsa (s): Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.
Duração da (s) Bolsa (s): 6 meses.
Renovação: Eventualmente renovável, não podendo ultrapassar a data de término do projeto (31.03.2021).
Orientação Científica: Professores Doutores Bernardete Martins Ribeiro e Alberto Jorge Lebre Cardoso.
Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 980,00 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.
Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídicolaboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva. É atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Coimbra, ambos na sua redação atual.
Método (s) de seleção: Avaliação Curricular (75%) e Entrevista (25%).
Critérios de seleção e atribuição:
A Avaliação Curricular considerará os critérios:
- Média de Licenciatura e de Mestrado (45%);
- publicações em temas afins (15%);
- Aproveitamento nas cadeiras na área de Análise de Dados e Programação (15%);
Na entrevista serão valorizados critérios como:
- Interesse na aquisição de conhecimentos desenvolvidos na temática da bolsa (15%);
- Motivação (10%).
Apenas os 5 candidatos melhores classificados na avaliação curricular serão entrevistados. Caso nenhum dos candidatos tenha o perfil requerido para o trabalho a desenvolver, a bolsa não será atribuída.
Formalização da candidatura: As candidaturas são formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
- CV detalhado;
- Cópia Certificado de Licenciatura e Mestrado;
- Cópia de publicações mais relevantes.
Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar os registos de reconhecimento desses graus e de conversão das respetivas notas finais para a escala de classificação portuguesa (sempre que ao grau estrangeiro tenha sido conferida uma classificação final), emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por instituição de ensino superior público portuguesa (regime regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro) ou, em alternativa, apresentar o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas, emitido por uma instituição de ensino superior público portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).
Envio da candidatura: As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para alberto@dei.uc.pt e avila@dei.uc.pt.
Colocar no assunto do e-mail: Candidatura a bolsa do projecto NanoSen-AQM do DEI-FCTUC.
Composição do júri de seleção: Professores Doutores Bernardete Martins Ribeiro, Alberto Jorge Lebre Cardoso e Filipe João Boavida Mendonça Machado de Araújo.
Prazo para formalização da candidatura: Entre 27/10/2018 e 12/11/2018.
Data de Publicitação: 26/10/2018.
Data limite de candidatura: 12/11/2018.
Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos candidatos, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os candidatos selecionados terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, será notificado o candidato imediatamente melhor classificado.
__________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________
Position open for Data Scientist
The University of Coimbra opens a call for a researcher within the scope of the research project D4 (Deep Drug Discovery and Deployment) promoted by the CENTRO-01-0145-FEDER-029266. We are looking for talented, positive, ambitious and self-motivated candidates. Applicants should have a PhD in Computer Science or Biomedical Engineering or a closely related discipline with a solid knowledge of Machine Learning, Pattern Recognition and Statistical Inference. The researcher will be responsible for the research and development of Deep Learning algorithms to address the challenge of using computational methods to improve the pipeline for drug discovery and deployment.
Scientific Field: Data Science / Machine Learning / Biomedical Engineering
Working place: FCTUC-DEI / CISUC
Contract Duration: 36 months
Contract type: Postdoctoral contract grade 33.
Salary: 2 128.34€ (gross)
Technical and scientific requirements
– A solid understanding of the principles of Machine Learning and its application to complex data;
– Experience in Deep Learning and Statistical Inference on multi-dimensional data;
– Proven experience with at least one ML toolkit (preferably in Python);
– Knowledge of biology and bioinformatics will be an advantage but not excluding factor;
– Good written and oral communication skills in English are mandatory.
Selection methods
Candidates will be assessed through analysis of their CV, training, experience and career path in
the area, and those matching the desired profile will be invited for an interview.
Deadline and method for submission of applications
Applicants are invited to send an email with a request for details to jpa@dei.uc.pt or bribeiro@dei.uc.pt – with the reference "D4-PhD".