CISUC

Visitors' Keynote - Diana Santos

Publication Date: 2018-05-14 11:55:02



Emoções em Português - Para quê?

May 18
2h30 p.m. - 3h30 p.m.
Room A. 5.4 - FCTUC-DEI

Abstract: Nesta palestra falará sobre o estudo das emoções numa perspetiva computacional. Descreverá alguns estudos, recursos e métodos para construir esses recursos, tanto para o português como para outras línguas, insistindo quer na relevância prática quer nas hipóteses subjacentes.Falará depois da necessidade de compreender as diferenças entre as línguas, e das desvantagens dos métodos "independentes da língua", focando especificamente as emoções, e tentando que a apresentação apele tanto a informáticos como a linguistas -- e mesmo a especialistas de literatura.

Short Bio: Lidera desde 1998 a Linguateca, http://www.linguateca.pt/, um centro de recursos distribuído para o processamento computacional da língua portuguesa. Desde 1987 que trabalha em processamento de linguagem natural (PLN). Nessa (longa) história trabalhou em diversas áreas: tradução automática, análise morfológica e sintática, correção ortográfica, semântica, corpos linguísticos (monolingues e paralelos), avaliação, e recolha de informação monolingue e cruzada, e em diversas instituições de investigação: no INESC, na IBM e no SINTEF. É desde 2011 professora de linguística portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Oslo, onde também ensina uma cadeira de Métodos Estatísticos para Linguística e Literatura.
Provavelmente o seu maior contributo foi a introdução na comunidade de processamento computacional da língua portuguesa do modelo da avaliação conjunta (em inglês, “evaluation contest” ou “shared task”) tendo contribuído significativamente para as Morfolimpíadas, as duas edições do HAREM, o GikiP, o GikiCLEF, e o Págico.

http://www.linguateca.pt/Diana/

http://www.hf.uio.no/ilos/personer/vit/dssantos/index.html

http://folk.uio.no/dssantos/