Sistema Colaborativo de Suporte à Aprendizagem em Grupo da Programação - SICAS-COL
Authors
Abstract
Muitos alunos apresentam dificuldades nacompreensão e desenvolvimento de algoritmos. Para tentar
ajudar esses alunos foi criado o ambiente SICAS, um
ambiente de trabalho individual baseado na animação e
simulação de algoritmos. Neste artigo iremos apresentar o
SICAS-COL, um sistema colaborativo destinado ao auxilio
da aprendizagem da programação. O SICAS-COL é uma
evolução deste ambiente que procura aliar a animação e
simulação de algoritmos com actividades colaborativas de
aprendizagem. Estas permitem que um grupo de alunos
colabore na resolução de um problema através de
actividades de desenvolvimento, comentário e argumentação
por todos os elementos do grupo.
Subject
Computer Science EducationConference
VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, November 2005Cited by
Year 2014 : 2 citations
Serrano, L., Paredes, M., Alcover, C. E Velazquez, J., An evaluation of students’ motivation in computer-supported collaborative learning of programming concepts. Computers in Human Behavior, 31, pp. 499-508, 2014.
Dazzi, R. e Patzlaf, J., Ambiente web de apoio ao autoestudo para concursos públicos. Revista Eletronica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, 1 (1), 2014.
Year 2012 : 3 citations
Fernandes, A., Espíndola, A. Oliveira, M. e Zoucas, A., Desenvolvimento de objectos de aprendizagem para apoio à lógica de programação. In Actas da Sétima Confêrencia Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, Guayaquil, Equador, Outubro de 2012.
Costa, J., A robótica educativa na aprendizagem da programação. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012.
Serrano, L., Paredes, M. E Velázquez, A., Evaluation of a collaborative instructional framework for programming learning. In Proceedings of the 17th ACM annual conference on innovation and technology in computer science education, pp. 81-86, Haifa, Israel, Julho de 2012.