CISUC

Utilização de simulador LMC em contexto de aprendizagem de Arquitectura de Computadores e de Programação em C: um estudo de caso dos alunos da licenciatura em Informática de Gestão do ISCAC

Authors

Abstract

Uma das maiores dificuldades no ensino da
programação em linguagem C está relacionada com a
transmissão dos conceitos associados a ponteiros. No
universo considerado, o problema revelava-se mais
complexo do que o habitual uma vez que, dada a estrutura
curricular desta Licenciatura bietápica em Informática de
Gestão, apenas no 3.º ano os alunos tomam contacto com a
aprendizagem de uma linguagem de programação. A
escolha de um simulador que permitisse, no contexto da
cadeira de Arquitectura de Computadores, elucidar os
alunos sobre o modo de funcionamento da memória
perseguia três objectivos: 1- compreensão de conceitos
associados à memória e ciclo de instrução; 2- domínio da
programação numa linguagem muito próxima do Assembly
com um conjunto muito reduzido de instruções; 3- facilitar
a aprendizagem dos conceitos de algoritmia e de ponteiros,
permitindo um certo grau de transversalidade entre as
cadeiras de Arquitectura e de Programação.

Subject

Computer Science Education

Conference

VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, November 2005


Cited by

No citations found