CISUC

Contribuições para a construção de um curso EAD para adultos

Authors

Abstract

Os novos paradigmas de comunicação, resultantes do desenvolvimento das plataformas tecnológicas, influenciaram significativamente a educação à distância (EAD), uma área de aprendizagem em ambientes virtuais. Adaptando-se, as teorias educativas passaram em revista velhos conceitos e aceitaram outros.
O multimédia interactivo, consequência directa da revolução tecnológica que não pára desde a segunda metade do século passado, tem prodigiosas potencialidades educativas e a andragogia (que está para os adultos que são alunos como a pedagogia está para os alunos que ainda não são adultos) está disposta a aproveitar os créditos do multimédia para formar quem não pode frequentar cursos tradicionais mas necessita/deseja alargar os seus horizontes cognitivos.
A EAD, integrando e integrando-se nos novos paradigmas da comunicação vai ganhando espaço e estabelecendo uma ponte interessante entre as ciências de computação e as ciências da educação.
O trabalho realizado não é do domínio da Psicopedagogia; os considerandos deste âmbito justificam-se por fundamentarem os critérios adoptados na concepção e implementação de cursos de EAD.
Objectos de estudo:
a - reflectir sobre as diferenças entre o aprender por parte do adulto e o aprender por parte da criança; reconhecer o padrão de aprendizagem do adulto (qualquer que seja a sua cultura académica) e espelhá-lo na concepção de cursos de formação contínua
b - reflectir sobre os Fundamentos teóricos que envolvem o processo de desenvolvimento de um curso de EAD.
Como forma de materializar o corpo teórico do trabalho foi construído um protótipo de um curso de pós-graduação de adultos em Antropologia forense.

Subject

E-Learning

Conference

V Simpósio Internacional de Informática Educativa, September 2003

PDF File


Cited by

Year 2014 : 1 citations

 Silva, M., Silva, J., Jacob, B. e Silva, R., Educação ambiental: Uma nova forma de ensinar os conteúdos de Química, Física e Desenho Técnico para os alunos do ensino médio do Instituto Federal da Paraíba. In Actas do Congresso Internacional PDVL, Vitória, Brasil, Novembro de 2014.

Year 2010 : 2 citations

 Bizelli, M., Barrozo, S. e Fiscarelli, S., Produção e implementação de vídeos-aula em ambientes de aprendizagem: uma aplicação no cálculo diferencial e integral. In Actas do XXXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Águas de Lindóia, Brasil, Setembro de 2010.

 Bizelli, M., Barrozo, S. e Fiscarelli, S., Cálculo on-line. In Actas do XXXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Águas de Lindóia, Brasil, Setembro de 2010.

Year 2007 : 1 citations

 Pithan, F., Timm, M, Filho, R. e Perry, G., O padrão linear de apresentação das informações: uma opção possível. Revista Novas Tecnologias na Educação, 5 (1), Julho de 2007.

Year 2005 : 1 citations

 Petiz, S., Sousa, A. Oliveira, M., Santana, S. e Duarte, M., The importance of target audiences in the design of training actions. In Proceedings of EDMEDIA05"World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, Vancouver, Canada, Junho de 2005.