Técnicas para a Melhoria da Confiabilidade de Web Services
Authors
Abstract
Os web services são actualmente um componente essencial em muitas organizações. São crescentemente um factor crítico de sucesso para as organizações, dada a sua importância na disponibilização de informação e distribuição de dados. Muitos sistemas são construídos tendo como suporte uma arquitectura baseada em web services compostos. A composição de web services refere-se à utilização orquestrada de diversos web services que funcionam conjuntamente para o fornecimento de um serviço mais abrangente. O termo ‘processo de negócio’ é utilizado correntemente como sinónimo deste conceito. Dado existir uma dependência entre os elementos de uma composição, facilmente se percebe que uma falha num dos elementos pode afectar a disponibilidade de toda a composição. De um modo análogo, o desempenho individual de cada componente tem reflexo no desempenho global da composição.A tolerância a falhas é um tópico de investigação bastante actual. Uma das soluções usuais aplicada para aumentar a tolerância a falhas de hardware é a de replicação de componentes. Apesar disto, o problema subsiste a nível do software utilizado, dado que uma mesma versão continua a existir nas múltiplas instâncias de um sistema. Uma das abordagens a este problema passa pela utilização de versões diferentes de um mesmo elemento para a detecção e tolerância a falhas.
Apesar disto, o suporte à composição de serviços é pobre no fornecimento de soluções para o reconhecimento e selecção de web services alternativos. De facto, não há formas padronizadas ou prácticas para escolha que permitam uma melhoria posterior no desempenho e confiabilidade de um processo de negócio.
O objectivo do trabalho apresentado nesta dissertação passa pela avaliação e comparação do desempenho e confiabilidade de web services em várias vertentes (robustez, recuperação, etc.). Adicionalmente, é também um dos focos deste trabalho a investigação de novos modos de uso da diversidade em termos da melhoria das propriedades de autonomia de serviços compostos.