CISUC

Estratégias e Modelos para a Educação On-line

Authors

Abstract

Este capítulo dirige-se a quem está interessado nas dimensões estratégica e organizacional do lançamento, exploração e gestão de iniciativas de envergadura no domínio da educação on-line. Trata-se, na verdade, de duas dimensões escassamente abordadas na literatura, que tende a privilegiar as dimensões pedagógica e tecnológica. Contudo, quando analisamos as causas das elevadas taxas de mortalidade das iniciativas lançadas, no país e no estrangeiro, ao longo dos últimos vinte anos, deparamos com explicações que invariavelmente apontam para falhas de visão e cenarização estratégica, de planeamento da componente organizacional e de definição, afinação e gestão dos modelos do negócio.

Book Chapter

Miranda, G. (Ed.), Ensino Online e Aprendizagem Multimedia, 1, pp. 33-55, Relógio d'Agua Editores, December 2009

Cited by

Year 2012 : 3 citations

 Andrade, A., Castro, C., and Ferreira, S. A. (2012). Cognitive Communication 2.0 in Higher Education: to Tweet or Not to Tweet? The Electronic Journal of e-Learning, 10(3), 293-305.

 Silva, F., Fernandes, A. I., Teixeira, A. P. T., Carvalho, A., Correia, T. (2012). Erasmus Intensive Learning Course at the Faculty of Arts of Porto University: a Blended Learning Experience. Proc. 5th International Conference ICT for Language Learning.Florence, Italy.

 Ferreira, J. F. S. (2012). Modelo do Centro Naval de Ensino a Distância - Dicotomia dos Sistemas de Gestão da Informação e da Aprendizagem. Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning. Lisboa: FCSH / Universidade Nova de Lisboa.

Year 2009 : 1 citations

 Lusitana, R. (2009). Ensino online e Aprendizagem Multimédia (Recensão Bibliográfica). Educação, Formação & Tecnologias, vol. 2 (2).