A GESTÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM ENQUANTO GERADORAS DE CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM (UM ESTUDO DE CASO)
Authors
Abstract
Numa abordagem de aplicação prospectiva, esta dissertação pretende encontrar respostas para a questão de 'como se geram e gerem comunidades virtuais de aprendizagem?â?.Fundamentada no corpo teórico existente no âmbito dos paradigmas pós-modernos (os construtivismos e seus derivados) e contextual (comunidades) da aprendizagem, a nossa pesquisa traduz-se num estudo de caso, de natureza não-experimental, com interesses descritivos e exploratórios, em torno da Pós-Graduação em Técnicas e Contextos de E-Learning (PGTCEL/FAVELA).
Com base nos pressupostos enunciados e no observado no caso, procurámos indÃcios da geração de comunidade na PGTCEL, triangulando diversas fontes e métodos de recolha de dados (testes sociométricos, inquérito de auto-preenchimento e análise de conteúdo).
Embora a natureza do estudo realizado não nos permita generalizar os resultados obtidos, apontamos algumas pistas para a gestão estratégica dos contextos de aprendizagem (sob a forma de comunidades virtuais), nomeadamente:
ï?· Que a geração de uma comunidade é um exercÃcio colectivo de imaginação assente nos princÃpios da construção e da transacção colectivas.
� Que a gestão de uma comunidade, enquanto contexto de aprendizagem, envolve a gestão dos contextos tecnológico, relacional e pedagógico do não-lugar em que se desenvolve a comunidade.
Resultam deste nosso estudo de caso, para além dos pressupostos enunciados, uma proposta de Escala para a Avaliação da Evolução das Comunidades (CEES ' Community Evolution Evaluation Scale) e um conjunto de princÃpios nos quais consideramos poder assentar a geração e gestão de comunidades virtuais de aprendizagem.
Mais resulta ainda, a convicção de que este é um caminho de investigação pouco trilhado e que muito tem a oferecer, nomeadamente, no que diz respeito aos aspectos sócio-didácticos da geração e gestão de contextos virtuais de aprendizagem.
Keywords
context, learning, learning theories, learning contexts, communities, virtual communitiesSubject
Education & LearningPhD Thesis
A GESTÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM ENQUANTO GERADORAS DE CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM (UM ESTUDO DE CASO), November 2009PDF File
Cited by
Year 2014 : 1 citations
M. J. Macário, C. M. Sá & A. Moreira. (2014). Trabalho colaborativo em fóruns de discussão online:lugares de encontro na formação inicial de professores. Investigar em Educação -II ª Série, Número 2, 2014, 123-138
Year 2013 : 3 citations
Costa, Cristina M. Chuva. (2013). BIZ2BIS: a socio-technical approach to design inter-organizational business models and their underlying information systems. Tese de Doutoramento em Engenharia Informática, Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra.
J. Viana. (2013). Currículo em contextos informais online. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2013; pp. 6667-6680. ISBN: 978-989-8525-22-2
DOI: 10.13140/2.1.1846.8163
Lima, R. M. (2013). Dinâmicas de MOODLiz@ção num agrupamento de escolas de Matosinhos: o caso do agrupamento vertical de escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/11339
Year 2012 : 4 citations
Romero, B. (2012). QREN TV COM Sumário das Jornadas de Discussão - Intermédia 1 0. TV. COMmunity | Entidade Promotora: Parceiros: Projecto em curso com o apoio de: 06-08-2012 Sumário das jornadas de discussão. URL: http://pt.calameo.com/read/001552210d6e394d35d2f
Rosa, C. e Neves, S. (2012). Gestão de Comunidades de Aprendizagem Online. In Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem Online. http://gcoa-online.blogs.ua.sapo.pt/14472.html
Romero, Barbara (2012). QREN TV COM Sumário das Jornadas de Discussão - Intermédia 1 . TV Community – Sumário das Jornadas de Comunicação (2012). http://content.yudu.com/Library/A22jab/TVCOMSumriodasJornad/resources/31.htm
TV.?COMmunity | Fórum?sobre o projecto?TV.?COMmunity?Pontos de reflexão e discussão sobre a importância e evolução das tecnologias RIA, vídeo?e comunicação (2012). http:/www.calameo.com/books/001552210d6e394d35d2f
Year 2011 : 1 citations
Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas. (2011). Sumário da Lição de Síntese para Obtenção da Agregação em Educação na especialidade de ensino a distância e eLearning “e.raízes_redes”: eixos |arquiteturas |contextos. Universidade Aberta. Portugal