Avaliação Participativa em B-learning no Ensino Superior.
Authors
Abstract
Apresentamos um projecto de investigação-acção participativa que inclui o desenvolvimento de estratégias para promover a participação dos estudantes na aprendizagem e avaliação. O projecto decorre, em contexto de blended-learning, no ensino superior, e apoia-se na plataforma Moodle.Tendo como base princípios de Dewey, Freire, Knowles, Mezirow e Fetterman, desenvolvemos uma estratégia que evoluiu ao longo do tempo, em dois ciclos de investigação-acção, envolvendo diferentes cursos, unidades curriculares e estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra.
Pretendemos, com esta pedagogia democrática, enriquecer a aprendizagem do estudante e da turma e contribuir para a melhoria da qualidade pedagógica.
O estudo de caso realizado mostrou que estes estudantes aprenderam a avaliar, a discutir e a aceitar a avaliação, reflectiram criticamente e assumiram a responsabilidade pelos seus contributos e participaram democraticamente no processo de aprendizagem, construindo mudança, qualidade e competência na aprendizagem.