A valorização da experiência e participação dos estudantes em contexto de blended-learning no ensino superior.
Authors
Abstract
Os novos públicos adultos trazem para o ensino superior diversidade e experiências que potenciam a construção de contextos de aprendizagem ricos, personalizados e colaborativos.Nesta comunicação descrevemos um trabalho de investigação-acção que promove a participação dos estudantes de vários cursos e turmas.
Tendo como ponto de partida um balanço das competências de cada estudante, desenvolvemos projectos pedagógicos, em blended-learning, apoiados no conceito de democracia participativa. Com base nas competências reconhecidas, constitui-se um banco de competências através do qual se organizou um processo de inter-ajuda com vista à aprendizagem mútua. Os estudantes que queriam aprender ou melhorar determinada competência juntaram-se a outros que a dominavam. Os grupos colaborativos juntaram jovens estudantes a tempo inteiro e trabalhadores-estudantes maduros, estudantes ouvintes e estudantes surdos.
Com estratégias que eles próprios definiram, puseram em prática e avaliaram, os processos de aprendizagem e os resultados contribuíram para o desenvolvimento individual e comunitário, no sentido de cidadãos participativos, responsáveis e confiantes.
O estudo de caso mostrou que ao mesmo tempo que se alcançavam os objectivos da unidade curricular, foi-se ao encontro das necessidades de formação de cada estudante, envolvendo-o, personalizando o seu caminho formativo traçado no contrato de aprendizagem e retratado e reflectido no portfolio.