CISUC

Sharing power in the pedagogical process in higher education: democracy in a blended learning environment

Authors

Abstract

Propomos neste trabalho uma pedagogia da participação para o ensino superior que transforma a aprendizagem e o ensino num só processo democrático que visa o empoderamento do(s) estudante(s). É nosso objectivo construir contextos pedagógicos democráticos com os estudantes, para que eles construam o seu próprio empoderamento, de acordo com alicerces teóricos propostos por Knowles, Vygotsky, Dewey, Freire, Mezirow e Fetterman. Aplicando os princípios da democracia, desenvolvemos, em blended-learning, de forma participada, com diferentes cursos, unidades curriculares e estudantes de uma instituição do ensino superior, dez estratégias que evoluíram ao longo do tempo, em vários ciclos de investigação-acção, desde os anos lectivos 2008/09 e 2009/2010 até ao 2.º semestre de 2010/11. Centrar-nos-emos nas referidas estratégias como processos democráticos, apresentando evidências e reflexões que resultaram da análise de conteúdo exploratória realizada até aqui. Discutiremos percepções e expectativas sobre os papéis do professor e do estudante em contexto de blended-learning no ensino superior, usando a voz dos próprios estudantes. Contaremos algumas histórias de participação dos estudantes que aconteceram no desenvolvimento das estratégias e que ilustram o difícil equilíbrio na gestão pedagógica democrática, mas que também mostram o potencial de aprendizagem e empoderamento que a partilha do poder possibilita.

Keywords

Democracia, Blended-Learning, Empoderamento, Ensino Superior, Poder Pedagógico.

Subject

Blended-Learning

Conference

Old Meets New: Media in Education – 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE;'2011) Joint Conference 2011


Cited by

No citations found