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VRML... porque não?

Authors

Abstract

O VRML surgiu da ambição em projectar a World Wide Web para um outro nível, o nível tridimensional. No entanto, e mesmo sem grandes alternativas, o VRML não é muito utilizado. De facto, o número de trabalhos/projectos disponíveis na Web que utilizam esta linguagem é mais baixo do que o que seria de esperar. Será que isso deriva das características e funcionalidades do próprio VRML?
O Fórum Flaviano de Conimbriga, um dos monumentos mais emblemáticos da antiga cidade romana de Conimbriga, serviu de base ao trabalho apresentado neste artigo. O nosso objectivo foi disponibilizar uma reconstrução virtual desse monumento, mas fazê-lo de forma a torná-la acessível a qualquer pessoa, nomeadamente através da Web, contribuindo para uma verdadeira democratização do saber.
Normalmente quando se pretendem criar ambientes tridimensionais na Web há três conceitos aparentemente incompatíveis entre si: realismo, desempenho e dimensão do(s) ficheiro(s). No entanto, através da linguagem utilizada no desenvolvimento deste trabalho, o VRML, e tirando partido das suas potencialidades, principalmente ao nível da optimização, conseguiu-se aliar esses três conceitos num só trabalho:
 Realismo: comprovado por especialistas, particularmente pelo Director do Museu Monográfico de Conimbriga;
 Desempenho: funciona perfeitamente num qualquer equipamento informático doméstico adquirido nos dias de hoje;
 Dimensão dos ficheiros: o principal e único ficheiro VRML ocupa apenas 22 KB, e o trabalho na sua totalidade (com as texturas), não ultrapassa os 150 KB.
Por estes resultados, este trabalho está disponível na Web em: http://lsm.dei.uc.pt/forum.

Keywords

VRML, Optimização, Realismo, Desempenho, Dimensão dos ficheiros

Subject

Virtual Reality

Conference

12º Encontro Português de Computação Gráfica, October 2003


Cited by

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