CISUC

Redes de Educação: A Surpreendente Riqueza de um Conceito

Authors

Abstract

Conta-se que, há anos, uma expedição de cientistas encontrou, numa ilha remota, uma comunidade primitiva dispersa em tribos que comunicavam entre si por sinais de fumo. O entusiasmo dos primitivos com os rádio-telefones dos cientistas foi de tal forma expressivo que estes resolveram oferecer-lhes alguns aparelhos, antes de prosseguirem viagem. Passados dias, no trajecto de regresso, os cientistas interrogavam-se sobre como é que uma população culturalmente preparada para comunicar à distância, ainda que por métodos primitivos, teria reagido à posse de instrumentos de comunicação tão poderosos. A resposta dos nativos, por sinais e gestos entusiásticos, não se fez esperar ' precisavam de mais rádio-telefones! 'Mais porquê?�, perguntou o chefe da expedição, surpreendido. O intérprete da equipa conseguiu, então, decifrar a resposta: 'Mais, porque já arderam todos. Faziam um fumo muito espesso, que produzia excelentes mensagens, mas agora não temos mais!�.
Esta história é, em larga medida, uma metáfora para o uso que hoje tendemos fazer das tecnologias da informação na educação: excita-nos a modernidade que nos oferecem mas somos incapazes de fazer com elas mais do que fazíamos sem elas. A educação presta-se, aliás, a grande variedade de metáforas e é em torno de metáforas que procuraremos, aqui, debatê-la.

Subject

Education & Learning

Book Chapter

Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento, Conselho Nacional de Educação, ISBN: 972-8360-15-0, May 2002

Cited by

Year 2014 : 1 citations

 Martins Filho, V., and Fialho, F. A. P. (2014). Design de experiência educacional. Novas abordagens no design de objetos educacionais. Atas do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, ESUD 2014, Florianópolis/SC, UNIREDE.

Year 2013 : 1 citations

 Rodrigues, C., Francisco, M., Jorge, N., Costa, R. (2013). Ensino a Distância no Instituto Politécnico de Leiria. Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, CINEP, V. 23, pp. 23-37.

Year 2010 : 1 citations

 Reis, P. & Raimundo, M.J. (2010) Interacção e Presença Social em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, in Proença, P., Pinheiro, C., & Sebastião, F. (Eds.), A Formação On-line: Conceito e Potencialidades, 22º Congresso Internacional Bibliotecas Escolares e a Web 2.0, Rede de Bibliotecas Escolares, pp. 24-25.

Year 2009 : 4 citations

 Amaro, S., Ramos, A., & Osório, A. (2009). Os Meninos à Volta do Computador: a Aprendizagem Colaborativa na Era Digital. Bragança: EDUSER: revista de educação, Vol 1(1).

 Ladesma, F. (2009). Conectando Mundos Numa Viagem Virtual. Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC, Espaço 39, Centro de Competências TIC, Instituto Politécnico de Setúbal.

 Moura, G. L. (2009). Somos uma comunidade de prática? Revista de Administração Pública, 43 (2). Rio de Janeiro.

 Nelson Ribeiro, J. (2009). Contextos de Aprendizagem 2.0 : a Utilização de Ferramentas Web 2.0 para uma Aprendizagem em Contexto. Dissertação de Mestrado. Universidade Aberta.

Year 2008 : 3 citations

 Laranjeiro, J. B. (2008). Contributos para a Análise e Caracterização de Interacções em Fóruns de Discussão On-line. Faculdade de Ciências, Universidade do Porto.

 Moura, G. L. (2008). Analisando (in)formalidades numa comunidade de prática de consultores organizacionais à luz da antropologia lingüística: implicações metodológicas para a pesquisa. Revista de Administração Pública, 42 (2). Rio de Janeiro.

 Rocha, M. A. P. (2008). Os Professores e o E-Learning para Alunos Adultos: Trabalho Individual Versus Comunidade de Prática: Estudo de Caso Numa Escola Secundária. Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, Universidade Aberta. Lisboa.

Year 2007 : 3 citations

 Aires, L., Gaspar, I., Azevedo, J., Teixeira, A., Silva, S. (2007) "Comunidades de Aprendizagem: das Dinâmicas de Interacção à Construção de Identidades On-Line". In Aires, L., Azevedo, J., Gaspar, I., Teixiera, A. (Eds.), Coumnidades Virtuais de Aprendizagem e Identidades no Ensino Superior, Projecto @prende.com, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 978-972-674-406-2.

 Belarmino, M. C. & Gomes, M. J. (2007). Aprendizagem Colaborativa com a Plataforma FLE3: Um Estudo de Caso. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.

 Duarte, J., Torres, J., & Brito, C. (2007). As TIC na Formção de Professores: do Pacote Office ao Pacote Moodle. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga.

Year 2006 : 2 citations

 Paiva, M. J. A. F. A. (2006). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Diagnósticos, Reflexões e uma Experiência com e-mail numa Escola de 3º Ciclo. Tese de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

 Rodrigues, M. R. S. (2006). Internet@EB1: Um Estudo de Impacte num Agrupamento de Setúbal. M.Sc. Thesis, University of Aveiro.

Year 2005 : 4 citations

 Kaufmann, M. (2005). Implementação de um Sistema Unificado de Gestão Escolar e e-Learning, Dissertação de Mestrado em Educação Multimedia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 Moura, A. (2005). Como Rentabilizar a Web nas Aulas de Português: uma Experiência". Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa " SIIE05, Leiria, No. 2005.

 Machado, R. G. & Mendes, A. (2005). Construção de Palcos Virtuais para a Comunidade Educativa - Um Estudo de Caso no Ensino Secundário, Actas da IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, Maio de 2005.

 Machado, R. G. & Mendes, A. (2005). Palcos Virtuais - Requisitos Funcionais e Expectativas, Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa " SIIE05, Leiria, No. 2005.

Year 2004 : 1 citations

 Paiva, J., Mendes, M. & Canavarro, J. (2004). Apprenticeship Quality, E-mail and Self-Awareness: Personal Growth Versus Educational Community Growth of The Class (Students, Teachers and Parents). In L. Cantoni & C. McLoughlin (Eds.), Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2004 (pp. 3987-3992). Chesapeake, VA: AACE.

Year 2003 : 1 citations

 Carioca, V, & Passarinho, A., Assessment of the Usability of the Alpha Version of the Prototype Octopus: Application of the Heuristic Evaluation Model of User's Graphics Interfaces", Pixel-Bit Revista de Medios y Educación, No. 21, Universidad de Sevilla.