CISUC

Comunidades de aprendizagem: um modelo para a gestão da aprendizagem.

Authors

Subject

Education & Learning

Conference

Challenges 2001 / Desafíos 2001, May 2001


Cited by

Year 2015 : 2 citations

 Souza, Ana Suely Coelho de (2015). Ressignificando práticas de leitura e escrita de alunos do 9º ano da rede pública: IFRN em foco. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras - Profletras) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 Oliveira, Sónia de Jesus Frita de (2015). Supervisão pedagógica : impacto no desenvolvimento profissional dos educadores de infância. Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre na área de supervisão pedagógica. Instituto Politécnico de Santarém. http://hdl.handle.net/10400.15/1832

Year 2013 : 4 citations

 Moreira, J. A., & Monteiro, A. (2013). Blended learning: uma estratégia dinâmica ao serviço da educação.

 Catela, H. M. D. S. P. (2013). Comunidades de aprendizagem: a importância dos processos colaborativos de liderança.

 das Graças Vieira, M., & de Brito, C. S. (2013). A Percepção dos Servidores Públicos da Escola de Administração Tritubária Quanto ao Uso do GECAP. Revista de Ciências da Administração, 1(1), 117-130.

 BARROS SOBRINHO, O. F. (2013). Aspectos positivos e negativos do modelo de gestão do Programa Escola Aberta: segundo integrantes do programa em escola estadual de João Pessoa. Dissertação de Mestrado Gestão de Organizações Aprendentes, Universidade Federal da Paraíba.

Year 2012 : 7 citations

 Barbosa, T. D. S. (2012, November). Comunidades Virtuais e a Educação a Distância Inserções históricas e legais, avanços e possibilidades docente. In Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (Vol. 2, No. 2). [edit]

 Santos, I. B. D. A. (2012). Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória. [edit]

 Figueiredo, M. J.. (2012).“Horas Europeias” Agentes, Conteúdos e Processos. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta.

 Kleiman, A. B. (2012). O professor ea leitura: questões de formação. Remate de Males, 27(1).

 Leitão, Mafalda Maria Gaudêncio Franco - A constituição e o funcionamento de uma comunidade de prática de professores em educação para o desenvolvimento sustentável (2012). [Em linha]. Lisboa : , 264 p. Tese de Doutoramento. Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade em Metodologias de Ensino/Aprendizagem. Universidade Aberta de Lisboa.

 BATISTA, Soledade de Jesus Veva. (2012). Perspetivas das educadoras de infância de uma instituição particular de solidariedade social sobre o contributo da colaboração para o seu desenvolvimento professional. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Supervisão em Educação. INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA, ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA.

 Carneiro, S. F. B. & Szymanski, H. (2012). A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um
projeto educativo que articula escola e bairro. Memorandum, 23, 70-92

Year 2011 : 2 citations

 
Cegonho, C. A.. (2011). Um processo de supervisão no jardim-de-infância: "olhares que se cruzam" - Um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, IPL.

 BARBOSA, Telma da Silva (2011). Comunidades Virtuais e a Educação a Distância Inserções históricas e legais, avanços e possibilidades docente. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre do segundo semestre de 2011. V2, n2. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/issue/view/172

Year 2010 : 2 citations

 Cruz, M. G.. (2010). Interacções em comunidades de prática online e reflexividade docente : um estudo de caso envolvendo professores de ciências. Dissertação Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. Universidade de Aveiro.

 Bottentuit Junior, J. (2010). Concepção, Avaliação e Dinamização de um Portal Educacional de WebQuests em Língua Portuguesa. Tese de Doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Year 2009 : 3 citations

 Catela, M.. (2009). Avaliação Online - Novos espaços de partilha de saberes comunidades de aprendizagem. Challenges 2009. pp. 1713-1725. available at: http://www.pgsimoes.net/Biblioteca/Challenges/Challenges_2009/ava_onl/ao_003.pdf

 Rafael Gué Martini.(2009). Educação e comunicação em ambiente associativo: website como um dispositivo de educomunicação.Dissertação de Mestrado em Educação (linha de pesquisa Educação, Comunicação, Tecnologia).Universidade do estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação,Florianópolis, Brasil.

 Piedade, J.. (2009). COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA A
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM COLETIVA: O
CASO DO BAIRRO CERCADINHO NO ENTORNO DO RIO VERDE. Mestrado Acadêmico em Organizações e Desenvolvimento, FAE Centro Universitário, Brasil.

Year 2008 : 7 citations

  Laranjeiro, J. B.. (2008). Contributos para a Análise e
Caracterização de Interacções em Fóruns de Discussão Online. Dissertação submetida para a obtenção do grau de Mestre em Educação Multimédia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (orientação de Professor Doutor Álvaro Reis Figueira (orientador) & Professora Doutora Luísa Aires (co-orientadora)). (pp. 199). URL: http://www.fc.up.pt/fcup/contactos/teses/t_050370107.pdf

 Pereira, T. S. (2008). AVALIACAO FORMATIVA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização: Tecnologias Educativas).Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

 Leme, P.. (2008). Formação e atuação de educadores ambientais: análise de um processo educativo na universidade. Tese de Doutoramento em Educação.Universidade federal de São carlos, Brasil

 Cardoso, A. & Burnham, T. (2008). Uma breve retrospectiva para compreender a abordagem cognitiva das emoções: revisão de literatura. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO:teoria & práticaPorto Alegre, v.10, n.1, jan./jun. 2007. ISSN 1516-084X

 Laranjeiro, J. B. (2008). Contributos para a Análise e Caracterização de Interacções em Fóruns de Dis-cussão Online. Tese de Mestrado. Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 Froes T, Cardoso A. Práticas Pedagógicas utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para Construção Colaborativa
do Conhecimento. Rev Ciênc Info 2008;9(2):2, Disponível em:

 TINOCO, Glícia M. A. de M. Projetos de letramento: ação e formação de professores de língua materna. Tese (doutorado). IEL: Unicamp, Campinas, SP, 2008

Year 2007 : 5 citations

 Seco, C. M.. (2007). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÿÿO E DA COMUNICAÿÿO AO SERVIÿO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS: CONTRIBUTO PARA A LIGAÿÿO E COESÿO DAS ESCOLAS ASSOCIADAS. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Católica Portuguesa. Porto, Portugal. URL: http://hdl.handle.net/2386/108

 PEREIRA, T. (2007). Construção de uma CVA e utilização de Blogs num processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. In J. Lagarto, Na rota da sociedade do conhecimento – As TIC na escola. Lisboa:
Universidade Católica Editora.

 Cardoso, A.. & Burham, T.. (2007). Construção do Conhecimento em Sala de Aula Mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

 Abrantes, D. L.. (2007). Uso das comunidades virtuais no ensino secundário, O : o caso do "Palco Virtual" ESEN-Net. Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação. Universidade de Aveiro.

 CARDOSO, Antônio Luiz Mattos de Souza; BURNHAM,Teresina Fróes . Construção colaborativa do conhecimentocom objetos de aprendizagem em um ambiente virtual deaprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática,Porto Alegre, v.10, n.1, p.75-86, jan./jun. 2007.

Year 2006 : 5 citations

 Costa, J.. (2006). Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD. Dissertação de Mestrado em Multimédia em Educação. Universidade de Aveiro

 - Pereira, T.S.. (2006). Construção de uma CVA e utilização de Blogs num processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. Jornadas Pedagógicas do Mestrado de Informática Educacional "Na rota da Sociedade do Conhecimento: as Tecnologias na Escola?, Setembro de 2006, Lisboa-Portugal. URL: http://arquivostese.no.sapo.pt/Comunic_Blogs_TPombo_vfinal.pdf

 - Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos .(2006). A Escola Virtual na Aprendizagem e no Ensino da Matemática: Um Estudo de Caso no 12º ano. Dissertação de Mestrado em Educação, Área de Especialização em Tecnologia Educativa (orientação de Doutora Ana Amélia Amorim Carvalho). Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. (pp. 292). URL: http://www.observatorio.org.pt/filesobservatorio/pdf/teseescolavirtual.pdf

 - Novello, Tanise Paula. (2006). INVESTIGANDO AS INTERAÿÿES DAS PROFESSORAS NO AMBIENTE VIRTUAL MATHEMOLHES. Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do Grau de Mestre
ao Programa de Pós- graduação em Educação Ambiental, da Fundação
Universidade Federal do Rio Grande (FURG). (Orientação de Doutora Débora Pereira Laurino) (pp. 99). URL: http://bdtd.furg.br/tde_arquivos/5/TDE-2007-11-05T153551Z-64/Publico/Dissertacao.pdf

 Ana Paula Varela P. Afonso , "Communities as Context Providers for Web-Based Learning", in Managing Learning in Virtual settings: The Role of Context, pp. 142-163, 2006

Year 2005 : 2 citations

 Machado, M. J. (2005) A Internet como meio facilitador da formação de professores ao longo da vida., Challenges 2005, Braga, Maio de 2005. Disponível em http://www.nonio.uminho.pt/challenges/05comunicacoes/Tema2/06MariaMachado.pdf

 Ribeiro, O. & Pereira, P.. (2005). AS TIC NA REORGANIZAÇÁO DA ESCOLA E DO CURRÍCULO. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 4/2005, 5-38

Year 2003 : 2 citations

 Machado, M. J. (2003). A Internet como meio facilitador da formação de professores aolongo da vida. Paper presented at the Challenges 2003 - 5º SIIE, Braga.

 Machado, M. J. (2003). A Internet como meio facilitador da formação de professores ao longo da vida. Paper presented at the Challenges 2003 - 5º SIIE, Braga.

Year 2002 : 1 citations

 Bonilla, M. H. (2002). Escola aprendente: desafios e possibilidades postos
no contexto da sociedade do conhecimento. Tese de Doutoramento em Educação Universidade Federal da Bahia, Brasil.