CISUC

A Gestão Contextual do “Não-Lugar”: geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem)

Authors

Abstract

Este capítulo apresenta uma resenha sobre o paradigma comunitário da aprendizagem, à
luz de três perspetivas complementares: abordagem desconstrutivista, abordagem
[socio]construtivista e, a abordagem contextual. Em seguida enunciamos os pressupostos
teóricos que traduzem a nossa leitura sobre a geração de comunidades virtuais (de
aprendizagem). Concluimos com algumas orientações gerais para a geração e gestão de CVA
contemplando, não apenas o contexto tecnológico, mas também os contextos pedagógico e
relacional, resultantes da observação do fenómeno de gestão de comunidade de aprendizagem
online.

Keywords

ensino a distância; aprendizagem contextual; comunidades virtuais de aprendizagem; princípio da construção coletiva; princípio da transação coletiva; antecipação coletiva; gestão do contexto do não-lugar

Subject

ensino a distância; gestão do contexto de aprendizagem

Book Chapter

Educação a Distância: interação entre sujeitos, plataformas e dispositivos, 5, pp. 111-140, Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, August 2016

PDF File

DOI


Cited by

No citations found