CISUC

Análise de Estabilidade da Estratégia de Encaminhamento QoSR-LCT

Authors

Abstract

O encaminhamento com Qualidade de Serviço tem um papel preponderante na concretização de novos serviços para a Internet, tanto no âmbito do modelo dos Serviços Integrados, como no âmbito dos Serviços Diferenciados.
No Laboratório de Comunicações e Telemática (LCT) da Universidade de Coimbra foi desenvolvido um protocolo de encaminhamento com Qualidade de Serviço destinado a sistemas em que a diferenciação de tráfego é realizada de acordo com o paradigma dos Serviços Diferenciados. Este protocolo adiciona características de Qualidade de Serviço ao protocolo de encaminhamento OSPF (Open Shortest Path First) contribuindo para o aumento do desempenho sentido pelo tráfego no sistema de comunicação.
A estratégia de encaminhamento desenvolvida efectua o cálculo de caminhos adequados às diferentes classes de tráfego com base em informação relativa ao estado de congestão da rede. O estado das interfaces dos encaminhadores é representado por uma métrica de Qualidade de Serviço, desenvolvida no LCT, composta por dois índices de congestão, um relativo a atraso e outro a perdas.
A instabilidade é uma característica intrinsecamente associada a protocolos de encaminhamento baseados em métricas dinâmicas, em particular a métricas relativas ao estado de congestão da rede. No entanto, a selecção de caminhos com base em informação actualizada do estado da rede é uma necessidade real em sistemas onde se pretenda fornecer Qualidade de Serviço. A estratégia de encaminhamento do LCT possui mecanismos que permitem seleccionar os percursos adequados a cada classe de tráfego, contribuindo para a diferenciação de tráfego e melhoria de desempenho. Estes mecanismos são descritos e avaliados neste artigo, sendo apresentados resultados relativos à sua estabilidade e ao seu impacto no desempenho do tráfego que utiliza o sistema de comunicação.

Subject

QoS routing

Related Project

IPQoS - Study of QoS Mechanisms for IP Routers

Conference

CRCâ??2002 - 5ª Conferência sobre Redes de Computadores ­Tecnologias e Aplicações, September 2002


Cited by

No citations found