Histórias, mitos e aspirações das TIC na educação em Portugal
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Abstract
Quarenta anos depois dos primeiros debates sobre o uso dos computadores na educação, mais de trinta anos decorridos sobre as primeiras iniciativas nacionais nessa área, será que a educação está melhor? Estaremos a desenvolver cidadãos mais preparados para o mundo? A minha convicção é que as TIC só estarão verdadeiramente integradas na educação quando tivermos deixado de falar sobre elas. Como acontece com o manípulo de uma porta – se tivermos de falar sobre ele, é porque está a dificultar-nos a passagem. Quando nos centramos, hoje, nas TIC na educação, tendemos, como há trinta anos, a privilegiar as tecnologias e a secundarizar a educação. Para discutir esta realidade, começo por recordar um pouco do passado, detenho-me de seguida em quatro mitos que hoje agravam e perpetuam o problema e, a terminar, volto o olhar para o futuro, propondo medidas para uma intervenção que, embora ambiciosa, se me afigura plenamente viável.
Keywords
education
Subject
Education
Book Chapter
Estado da Educação 2016, 8, pp. 340-346, Conselho Nacional de Educação, December 2017
Cited by
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