CISUC

Histórias, mitos e aspirações das TIC na educação em Portugal

Authors

Abstract

Quarenta anos depois dos primeiros debates sobre o uso dos computadores na educação, mais de trinta anos decorridos sobre as primeiras iniciativas nacionais nessa área, será que a educação está melhor? Estaremos a desenvolver cidadãos mais preparados para o mundo? A minha convicção é que as TIC só estarão verdadeiramente integradas na educação quando tivermos deixado de falar sobre elas. Como acontece com o manípulo de uma porta – se tivermos de falar sobre ele, é porque está a dificultar-nos a passagem. Quando nos centramos, hoje, nas TIC na educação, tendemos, como há trinta anos, a privilegiar as tecnologias e a secundarizar a educação. Para discutir esta realidade, começo por recordar um pouco do passado, detenho-me de seguida em quatro mitos que hoje agravam e perpetuam o problema e, a terminar, volto o olhar para o futuro, propondo medidas para uma intervenção que, embora ambiciosa, se me afigura plenamente viável.

Keywords

education

Subject

Education

Book Chapter

Estado da Educação 2016, 8, pp. 340-346, Conselho Nacional de Educação, December 2017

Cited by

No citations found