Compreender e Desenvolver as Competências Digitais
Authors
Abstract
Defendia Wittgenstein que se quisermos compreender o significado de uma palavra teremos de dominar o jogo de linguagem no qual a palavra se inscreve: o significado de um conceito não está na sua definição, mas sim no uso que fizermos dele. Assim acontece com as “competências digitais”. Podemos defini-las das formas mais rigorosas e melhoradas que quisermos, mas se não conseguirmos clarificar como usá-las não conseguiremos tirar partido delas. O objetivo central deste artigo é tornar compreensível e acionável o conceito de competência digital, para que possamos tirar pleno partido dele ao serviço de uma educação adaptada aos tempos em que vivemos. Seguindo a recomendação de Wittgenstein, adotaremos uma linha de argumentação que é também um jogo de linguagem em torno do conceito.
Subject
Education, Digital Competencies
Journal
RE@D – Revista de Educação a Distância e Elearning, Vol. 2, #1, pp. 1-8, Lisboa: Universidade Aberta, April 2019
Cited by
No citations found