CISUC

Construção de Palcos Virtuais para a Comunidade Educativa - Um Estudo de Caso no Ensino Secundário

Authors

Abstract

O aumento do volume de informação que é produzido nas escolas tem dado origem à criação e uso de alguns sistemas de informação para a sua gestão. Estes são muitas vezes fortemente centrados no aspecto técnico e tecnológico, não considerando, no entanto, a sua integração na estrutura plena e funcional da organização, descurando alguns dos seus actores principais. Estas soluções revelam uma fraca noção da realidade da cultura organizacional e a falta de percepção que a implementação de uma solução desta natureza não pode ser 'desligada� das vivências e práticas diárias que sucedem na escola. Neste trabalho, propõe-se um possível caminho a trilhar, através do desenvolvimento de 'palcos virtuais�, centrados numa metodologia de trabalho participativo, abrangendo não só o aspecto mecanicista do lançamento e acesso à informação, mas também aspectos de natureza humana, suportados pelos papéis desempenhados pelos vários actores. A construção de 'palcos virtuais� passa por um correcto diagnóstico das necessidades de informação e pela replicação das práticas diárias que podem ser suportadas, melhoradas ou introduzidas por esta nova solução, aproveitando os recursos físicos e humanos que existem nas escolas.

Subject

E-Learning

Conference

Challenges 2005, May 2005


Cited by

Year 2007 : 1 citations

 Abrantes, D., O uso das comunidades virtuais no ensino secundário: o caso do “palco virtual” ESEN-NET. Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, 2007.