Construção de Palcos Virtuais para a Comunidade Educativa - Um Estudo de Caso no Ensino Secundário
Authors
Abstract
O aumento do volume de informação que é produzido nas escolas tem dado origem à criação e uso de alguns sistemas de informação para a sua gestão. Estes são muitas vezes fortemente centrados no aspecto técnico e tecnológico, não considerando, no entanto, a sua integração na estrutura plena e funcional da organização, descurando alguns dos seus actores principais. Estas soluções revelam uma fraca noção da realidade da cultura organizacional e a falta de percepção que a implementação de uma solução desta natureza não pode ser 'desligadaâ? das vivências e práticas diárias que sucedem na escola. Neste trabalho, propõe-se um possÃvel caminho a trilhar, através do desenvolvimento de 'palcos virtuaisâ?, centrados numa metodologia de trabalho participativo, abrangendo não só o aspecto mecanicista do lançamento e acesso à informação, mas também aspectos de natureza humana, suportados pelos papéis desempenhados pelos vários actores. A construção de 'palcos virtuaisâ? passa por um correcto diagnóstico das necessidades de informação e pela replicação das práticas diárias que podem ser suportadas, melhoradas ou introduzidas por esta nova solução, aproveitando os recursos fÃsicos e humanos que existem nas escolas.
Subject
E-Learning
Conference
Challenges 2005, May 2005