Apresenta-se um instrumento de notação, em fase de projecto, que permitirá avaliar em que medida um grupo de formandos que participam em cursos de e-Learning constitui ou não uma comunidade virtual de aprendizagem. Num tempo em que são inegáveis as potencialidades do e-Learning e em que é abundante a oferta de formatos, importa avaliar essa multiplicidade no sentido de medir o que lhes dá forma - a constituição de verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. Não pretendemos eleger a melhor prática, intrinsecamente situacionista, mas confirmar teoria de cuja essência fazem parte caminhos e não soluções. Embora o projecto de questionário aqui apresentado tenha sido construído para ser aplicado a um curso concreto de e-Learning, é nossa intenção que passadas as fases de pré-teste e de aferição deste instrumento, e que acontecerão a breve trecho, o mesmo se possa constituir num documento que no todo ou em parte possa servir para avaliar outros cursos de e-learning.
Subject
E-Learning
Conference
11º Congresso Internacional de Educação a Distância, September 2004
Cited by
Year 2009 : 1 citations
Moderno, M. C.. (2009). A integraçao das tecnologias da imagem na comunicaçao educativa - contributos para a mudança: uma experiência no âmbito do ensino. Tese de Doutoramento. Universidade de Salamanca.
Year 2008 : 1 citations
Pereira, T. S. N. P.. (2008).AVALIACAO FORMATIVA E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Área de Especialização (orientação de Professor Doutor Domingos Fernandes). Universidade de Lisboa. pp. 173
Year 2007 : 1 citations
L Aires, J Azevedo, I Gaspar, A Teixeira. (2007). Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no ensino superior
- Lisboa: Universidade Aberta
Year 2006 : 1 citations
Pereira, T.S.. (2006). Construção de uma CVA e utilização de Blogs num processo de aprendizagem da Língua Portuguesa. Jornadas Pedagógicas do Mestrado de Informática Educacional "Na rota da Sociedade do Conhecimento: as Tecnologias na Escola?, Setembro de 2006, Lisboa-Portugal. URL: http://arquivostese.no.sapo.pt/Comunic_Blogs_TPombo_vfinal.pdf
Year 2005 : 1 citations
Freitas, J. C., Vieira, A., Pedroso, J. V., Belchior, M., & Horta, M. J. (2005). “O mundo
pula e avança – da uARTE.mct ao uARTE@EDUCOM”. In P. Dias & C. Varela de
Freitas (Orgs.) Actas do Challenges 2005 - IV Conferência Internacional de
Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Centro de
Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, pp. 75-86.