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Aprendizagem de programaçãode computadores: dificuldades e ferramentas desuporte

Authors

Abstract

São várias as razões que tornam a aprendizagem de programação um processo difícil, ao qual as abordagens de ensino tradicionais não têm conseguido responder eficazmente. Muitas soluções tecnológicas têm sido desenvolvidas, porém o problema subsiste. Para além de diversas razões apontadas por muitos autores como estando na origem deste problema, destacamos a elevada dificuldade apresentada pelos alunos para resolver problemas genéricos. Esta dificuldade é acentuada quando os problemas são mais orientados à programação, traduzindo-se na incapacidade de concepção de algoritmos. Encontra-se em desenvolvimento uma nova proposta que se centra essencialmente no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, genéricos numa fase de conhecimento inicial e orientados à programação em fases cognitivas mais avançadas. Este novo ambiente assenta em duas estruturas basilares, os estilos de aprendizagem preferenciais de cada aluno e o seu nível cognitivo. Relativamente a este último aspecto incorpora também mecanismos para treinar as funções cognitivas em défice.

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Journal

Revista Portuguesa de Pedagogia, Vol. 42, #2, pp. 161-179, July 2008

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