Aprendizagem de programaçãode computadores: dificuldades e ferramentas desuporte
Authors
Abstract
São várias as razões que tornam a aprendizagem de programação um processo difícil, ao qual as abordagens de ensino tradicionais não têm conseguido responder eficazmente. Muitas soluções tecnológicas têm sido desenvolvidas, porém o problema subsiste. Para além de diversas razões apontadas por muitos autores como estando na origem deste problema, destacamos a elevada dificuldade apresentada pelos alunos para resolver problemas genéricos. Esta dificuldade é acentuada quando os problemas são mais orientados à programação, traduzindo-se na incapacidade de concepção de algoritmos. Encontra-se em desenvolvimento uma nova proposta que se centra essencialmente no desenvolvimento de competências de resolução de problemas, genéricos numa fase de conhecimento inicial e orientados à programação em fases cognitivas mais avançadas. Este novo ambiente assenta em duas estruturas basilares, os estilos de aprendizagem preferenciais de cada aluno e o seu nível cognitivo. Relativamente a este último aspecto incorpora também mecanismos para treinar as funções cognitivas em défice.[ Download ]
Journal
Revista Portuguesa de Pedagogia, Vol. 42, #2, pp. 161-179, July 2008Cited by
Year 2015 : 1 citations
Francisco, Rodrigo Elias e Ambrosio, Ana Paula. Mining an Online Judge System to Sup-port Introductory Computer Programming Teaching. Workshops Proceedings of EDM 2015 8th International Conference on Educational Data Mining, EDM 2015, Madrid, Spain, Junho 26-29, 2015.
Year 2010 : 1 citations
Esteves, M., Fonseca, B., Morgado, L. e Martins, P., Improving teaching and learning of computer programming through the use of the Second Life virtual world. British Journal of Educational Technology, no. doi: 10.1111/j.1467-8535.2010.01056.x, 2010
Year 2009 : 1 citations
Esteves, M., Fonseca, B., Morgado, L. e Martins, P., Using Second Life for Problem Based Learning in Computer Science Programming. Journal of Virtual Worlds Research, 2(1), Abril de 2009.