CISUC

Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores

Authors

Abstract

Os elevados níveis de insucesso em disciplinas onde são ensinados os conceitos mais básicos de programação, em qualquer grau e sistema de ensino, é um problema universal que tem sido alvo de variadas pesquisas, resultando também em diversificados sistemas, sem que contudo o panorama tenha melhorado significativamente. Na nossa óptica existe um conjunto de razões que estão na origem do problema, nomeadamente, métodos de ensino e aprendizagem desadequados, falta de vários tipos de competências por parte dos alunos, em particular no que respeita à resolução de problemas, a difícil natureza do tema e uma forte conotação negativa que lhe está associada. Porém, pensamos que as metodologias tradicionalmente utilizadas para aprender/ensinar estes assuntos não se revelam suficientes, pelo que é apresentada uma nova proposta, centrada na actividade de resolução de problemas, de acordo com o nível cognitivo do aluno e os seus estilos preferenciais de aprendizagem.

Keywords

Ensino e Aprendizagem da Programação, Estilos de Aprendizagem, Psicologia da Programação

Subject

Computer Science Education

Journal

Educação, Formação & Tecnologias, Vol. 1, #1, pp. 93-103, http://eft.educom.pt, May 2008

Cited by

Year 2015 : 6 citations

 Moreira, F., Ferreira, M., Profile-oriented algorithms teaching: A proposed methodology, Proceedings of 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Junho de 2015.

 Sarmento, H., Reis, C., Zaramell, V., Almeida, L, Tacla, C., Supporting the development of computational thinking: A robotic platform controlled by smartphone. Second International Conference Learning and Collaboration Technologies, Los Angeles, Agosto, 2015.

 Souza, M., Moreira, J., Integrando Jogos de Lógica Matemática no Ensino de Algoritmos: Relatos de Experimentos, Revista de Ciência e Tecnologia, 1 (1), 2015.

 Silva, A., Sá, E., Teixeira, J., Especificando Objeto de Aprendizagem para Raspberry Pi usando Design Instrucional, Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem 2015.

 Santos, A., Gorgonia, A., Lucena, A., Gorgonia, F., A Importa?ncia do Fator Motivacional no Processo Ensino- Aprendizagem de Algoritmos e Lo?gica de Programac?a?o para Alunos Repetentes, Anais da 23ª Workshop de Educação em Informática, Recife, Brasil.

 Campos, A., Gardiman, R., Madeira, C., Uma ferramenta gamificada de apoio à disciplina introdutória de programação, Workshop sobre Educação em Computação, Julho 2015.

Year 2014 : 7 citations

 Costa, J., Using a scenario-based learning with robots to increase the programming interest. In Proceedings of the Second International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality, pp. 133-138, Salamanca, Espanha, Outubro de 2014.

 Zanetti, H., Uso de semiótica e análise de normas em práticas de ensino de Programação de Computadores utilizando Robótica Pedagógica. Revista Electrónica de Tecnologia e Cultura, 14, Abril de 2014.

 Grosso, M., Introdução à inteligência artificial com recurso à programação visual, Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Universidade de Lisboa.

 Costa, E., Ambientes virtuais no ensino de sistemas operativos cliente/servidor : um estudo de caso no ensino profissional, Dissertação de Mestrado, UCP

 Lucena, J., Frozza, A., LO?GICA E ROBO?TICA, V FICE – Feira de Iniciac?a?o Cientifica e de Extensa?o do Instituto Federal Catarinense.

 Souza, M., França, C., Lins, W., Ferramentas de apoio ao aprendizado de programac?a?o na FAFICA, XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2014.

 Fernandes, S. Aprendizagem baseada em projetos na consolidação de conceitos de programação de linguagens SCRIPT, Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada, Universidade de Lisboa.

Year 2013 : 5 citations

 Ferreira, S., A robótica educativa no ensino-aprendizagem de estruturas de seleção. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013.

 Celestino, H., Aprendizagem de estruturas de controlo com recurso à robótica educativa. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013.

 Rodrigues, R., Morais, L., Dantas, S., Filho, J., Abilio, C. e Suarez, P., Ensino de Algoritmos e linguagem de programação no ensino médio: um relato de experiência. In Actas da XXI Workshop sobre Educação em Computação, Maceió, Brasil, Julho de 2013.

 Marques, M., O ensino da programação no desenvolvimento de jogos através do ambiente Scratch. Relatório de estágio do Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Minho, Outubro de 2013.

 Rodrigues, L., Conceção de Recursos Educativos Digitais como estratégia de promoção de aprendizagens no ensino profissional. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Lisboa, 2013.

Year 2012 : 7 citations

 Gomes, G., Martinho, J., Bernardo, M., Matos, F. e Abrantes, P., Dificuldades de aprendizagem de programação no ensino profissional – perspectiva dos alunos. Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação, pp. 438 – 448, Lisboa, Novembro de 2012.

 Gomes, G. e Abrantes, P., A robótica educativa no ensino da programação. Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação, pp. 2039 – 2055, Lisboa, Novembro de 2012.

 Oliveira, D., Ferreira, S., Celestino, H., Ferreira, S. e Abrantes, P., Uma proposta de ensino-aprendizagem de programação utilizando robótica educativa e storytelling. Actas do II Congresso Internacional TIC e Educação, pp. 2567 – 2576, Lisboa, Novembro de 2012.

 Matos, F., Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012.

 Costa, J., A robótica educativa na aprendizagem da programação. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012.

 Gonçalves, F., Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário. Relatório de prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012.

 Farias, M., Júnior, G. E Andrade, E., Umestudo preliminar sobre as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas básicas de programaçãoo no IFS Campus Lagarto. In Actas do VI Colóquio Internacional Educação e Comtemporaneidade, São Cristovão, Brasil, Setembro de 2012.

Year 2011 : 1 citations

 Iepsen, E., Bercht, M. e Reategui, E., Detectando o estado afectivo frustração do aluno na realização de algoritmos. In Actas da 6ª Conferência Latinoamericana de Objetos de Aprendizaje y Tecnologias para la Educación, Montevideu, Uruguai, Outubro de 2011.

Year 2010 : 2 citations

 Bini, E., Ensino de programação com ênfase na solução de problemas. Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, 2010.

 Hernandez, C., Silva, L., Segura, R., Schimiguel, J., Ledón, M., Bezerra, L. e Silveira, I., Teaching Programming Principles through a Game Engine. CLEI Electronic Journal, 13(2), Agosto de 2010.

Year 2009 : 3 citations

 Souto, A. e Duduchi, M., Um processo de avaliação baseado em ferramenta computadorizada para o apoio ao ensino de programação de computadores. In Actas do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação " XVII Workshop sobre Educação em Informática, pp. 611-618, Bento Gonçalves, Brasil, Julho de 2009.

 Mota, M. Brito, S., Moreira, M. e Favero, E., Ambiente Integrado à Plataforma Moodle para Apoio ao Desenvolvimento das Habilidades Iniciais de Programação. In Actas do XX Simpósio Brasileiro de Informática Educativa " SBIE, Florianopolis, Brasil, Novembro de 2009

 Souza, C., VisuAlg - Ferramenta de Apoio ao Ensino de Programação. Revista TECCEN, 2(2). Setembro de 2009.

Year 2008 : 1 citations

 Souto, A., Um processo de apoio ao processo de ensino de programação de computadores baseado em ferramenta computorizada. Dissertação de Mestrado, Centro Estadual Paula Souza, Brasil, Dezembro de 2008.