CISUC

Uma Proposta de Arquitectura para Composição Dinâmica de Soundscapes em Videojogos

Authors

Abstract

A imprevisibilidade associada à interactividade presente no meio videojogo, faz com que a dificuldade de fazer sound design para este contexto seja extremamente elevada. Como consequência, é possível encontrar situações em que o contexto de jogo e a soundscape que é ouvida pelo jogador não se complementam.
Neste trabalho é apresentada uma arquitectura, informada pela teoria de Acoustic Ecology, que permite testar uma nova abordagem ao problema da composição dinâmica de soundscapes em videojogos. O principal elemento do sistema apresentado é um módulo de composição dinâmica que executa em run-time. Também como parte da solução proposta, é fornecida uma API que permite que os designers especifiquem elementos e contextos sonoros. Durante a execução do videojogo, o módulo monitoriza a soundscape e aplica algumas técnicas de composição, tendo em conta as especificações dos designers, definidas por via da API.
É apresentado um exercício que consistiu na re-implementação de um jogo usando a arquitetura aqui proposta. Este exercício confirmou a exequibilidade da solução, reforçando a ideia de que as técnicas desenvolvidas podem realmente ser úteis nas diversas situações de jogo.

Keywords

Acoustic ecology, dynamic soundscape composition, game audio, game design, middleware, healthy soundscape, sound design, sound engine, soundscape

Conference

Videojogos2013, Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos 2013


Cited by

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