Uma Proposta de Arquitectura para Composição Dinâmica de Soundscapes em Videojogos
Authors
Abstract
A imprevisibilidade associada à interactividade presente no meio videojogo, faz com que a dificuldade de fazer sound design para este contexto seja extremamente elevada. Como consequência, é possível encontrar situações em que o contexto de jogo e a soundscape que é ouvida pelo jogador não se complementam.Neste trabalho é apresentada uma arquitectura, informada pela teoria de Acoustic Ecology, que permite testar uma nova abordagem ao problema da composição dinâmica de soundscapes em videojogos. O principal elemento do sistema apresentado é um módulo de composição dinâmica que executa em run-time. Também como parte da solução proposta, é fornecida uma API que permite que os designers especifiquem elementos e contextos sonoros. Durante a execução do videojogo, o módulo monitoriza a soundscape e aplica algumas técnicas de composição, tendo em conta as especificações dos designers, definidas por via da API.
É apresentado um exercício que consistiu na re-implementação de um jogo usando a arquitetura aqui proposta. Este exercício confirmou a exequibilidade da solução, reforçando a ideia de que as técnicas desenvolvidas podem realmente ser úteis nas diversas situações de jogo.