Métodos de Implementação de e-Government em Países em vias de desenvolvimento
Authors
Abstract
As Tecnologias de Informação e Comunicação são hoje uma ferramenta chave para prestar serviços à sociedade, nomeadamente em “e-government”, criando um ambiente de comunicação direto entre sociedade e governo. O e-government gera benefícios sociais, como a melhoraria da qualidade dos serviços, a democratização do acesso pelos cidadãos a esses serviços ou redução de custos, entre outros. Contudo, o desenho e implementação de um sistema de e-government requer um estudo aprofundado das vertentes social e tecnológica para encontrar metodologias adequadas à realidade de cada País.Este trabalho apresenta metodologias apropriadas para desenvolvimento e implementação de processos de e-government em países em vias de desenvolvimento, caracterizados por escassez de infra-estruturas, de recursos tecnológicos e reduzida literacia digital da população. Mostramos que, nestes países, esses serviços não estão adequadamente disponíveis online devido: (i) À ausência de um plano sistemático e adequado ao contexto socioeconómico e cultural específico para a sua implementação; (ii) Às dificuldades da população no campo da literacia digital, associada ao receio de uso de serviços electrónicos. Apresentamos um estudo da situação actual do e-government em países em vias de desenvolvimento, procedendo a uma análise comparativa entre países que possuem experiências de desenvolvimento e utilização deste tipo de serviços, nomeadamente em países africanos e países de língua oficial portuguesa. Propomos uma abordagem de desenvolvimento com especial ênfase em processos baseados em dispositivos móveis com ecrã de pequena dimensão e possibilidade de acesso a Web, dada a maior disseminação destes dispositivos em comparação com outras possibilidades, bem como o seu menor custo.
Keywords
e-government, web, dispositivo móveis e TICs
Subject
m-Government, mobile services
Conference
3ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, September 2013
Cited by
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