CISUC

Transmissão de estados em ambientes de realidade virtual distribuídos e colaborativos

Authors

Abstract

O desenvolvimento de aplicações de realidade virtual distribuídas e colaborativas obedece a múltiplos requisitos, relacionados com os vários problemas que acarreta.
Os problemas mais importantes são dois. O primeiro é a visualização da informação tridimensional, sua representação interna no computador e transformação visual de forma a que o utilizador perceba o que está a ver e possa interagir à sua vontade com o mundo virtual. Para resolver este problema, existem várias APIs já provadas e testadas, como sejam a OpenGL[51]' Open Graphics Library ' e a Java 3D [50], para além da DirectX/Direct3D[52], e o standard para a WWW denominado VRML[63].
O segundo problema é o da transmissão de estados. O desenvolvimento deste tipo de aplicações envolve a transmissão do estado global do ambiente virtual, que pode ser decomposto, como sugere Georganas[19], nos estados individuais de cada objecto representado no mundo que a aplicação manipula, através da rede.
Para este último problema, embora existam várias soluções específicas para cada aplicação desenvolvida e extensa investigação na área, ainda não existe uma plataforma de middleware ou uma API específica para resolver este tipo de questões que seja aceite como a solução estado da arte.
A plataforma denominada CONCHA ' CONference System based on java and corba event CHAnnels - que estamos a desenvolver e cuja versão 2.0 aqui apresentámos permitirá no futuro a eficiente programação de vários tipos de aplicações integradas no seu sistema de conferência, utilizando as várias APIs, específicas para cada tipo de aplicação, que serão desenvolvidas.
Nesta tese descrevemos a arquitectura geral desta plataforma de suporte a aplicações de colaboração, descrevendo de forma sucinta os seus principais blocos constituintes.
Descrevemos em especial pormenor a API STF ' Status Transmission Framework [1] ' específica para o desenvolvimento de aplicações CVE ' Collaborative Virtual Environments ' e DVW ' Distributed Virtual Environments ' que está integrada na plataforma CONCHA 2.0 e é o núcleo deste tese de mestrado.
A Status Transmission Framework (STF) é uma camada de middleware definida por uma API específica para transmissão de estados em ambientes de realidade virtual distribuída e colaborativa, suportando mencanismos de envio e recepção de mensagens, suporte a junção tardia, sincronização temporal e particionamento.
A STF está preparada para utilizar variadas formas de comunicação, presentes e a desenvolver, das quais se destaca a plataforma para comunicação de eventos multicast denominada ARMS [6] ' Augmented Reliable Multicast corba event Service .

Keywords

Virtual Reality, Collaborative Virtual Environments, Distributed Virtual Worlds, Consistency control, State transmission, Interactive Distributed Multimedia Systems, Protocols for multimedia systems, consistency control, middleware

Subject

Network support for CVEs

MSc Thesis

Transmissão de estados em ambientes de realidade virtual distribuídos e colaborativos, October 2002

Cited by

No citations found