Transmissão de estados em ambientes de realidade virtual distribuÃdos e colaborativos
Authors
Abstract
O desenvolvimento de aplicações de realidade virtual distribuÃdas e colaborativas obedece a múltiplos requisitos, relacionados com os vários problemas que acarreta.Os problemas mais importantes são dois. O primeiro é a visualização da informação tridimensional, sua representação interna no computador e transformação visual de forma a que o utilizador perceba o que está a ver e possa interagir à sua vontade com o mundo virtual. Para resolver este problema, existem várias APIs já provadas e testadas, como sejam a OpenGL[51]' Open Graphics Library ' e a Java 3D [50], para além da DirectX/Direct3D[52], e o standard para a WWW denominado VRML[63].
O segundo problema é o da transmissão de estados. O desenvolvimento deste tipo de aplicações envolve a transmissão do estado global do ambiente virtual, que pode ser decomposto, como sugere Georganas[19], nos estados individuais de cada objecto representado no mundo que a aplicação manipula, através da rede.
Para este último problema, embora existam várias soluções especÃficas para cada aplicação desenvolvida e extensa investigação na área, ainda não existe uma plataforma de middleware ou uma API especÃfica para resolver este tipo de questões que seja aceite como a solução estado da arte.
A plataforma denominada CONCHA ' CONference System based on java and corba event CHAnnels - que estamos a desenvolver e cuja versão 2.0 aqui apresentámos permitirá no futuro a eficiente programação de vários tipos de aplicações integradas no seu sistema de conferência, utilizando as várias APIs, especÃficas para cada tipo de aplicação, que serão desenvolvidas.
Nesta tese descrevemos a arquitectura geral desta plataforma de suporte a aplicações de colaboração, descrevendo de forma sucinta os seus principais blocos constituintes.
Descrevemos em especial pormenor a API STF ' Status Transmission Framework [1] ' especÃfica para o desenvolvimento de aplicações CVE ' Collaborative Virtual Environments ' e DVW ' Distributed Virtual Environments ' que está integrada na plataforma CONCHA 2.0 e é o núcleo deste tese de mestrado.
A Status Transmission Framework (STF) é uma camada de middleware definida por uma API especÃfica para transmissão de estados em ambientes de realidade virtual distribuÃda e colaborativa, suportando mencanismos de envio e recepção de mensagens, suporte a junção tardia, sincronização temporal e particionamento.
A STF está preparada para utilizar variadas formas de comunicação, presentes e a desenvolver, das quais se destaca a plataforma para comunicação de eventos multicast denominada ARMS [6] ' Augmented Reliable Multicast corba event Service .